Hérnias da parede abdominal: fique por dentro de tudo que precisa saber!

O que são hérnias abdominais?

De acordo com estimativa realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 3% a 8% da população brasileira deve apresentar algum tipo de hérnia na região do abdômen.

As hérnias consistem em uma protrusão de um órgão ou parte dele, por um ponto de fragilidade da parede que o contém. As hérnias da parede abdominal podem ser classificadas, de acordo com sua origem, em hérnias congênitas ou adquiridas.

Hérnias congênitas são aquelas nas quais o problema existe desde o nascimento, devido a uma falha no processo de formação da parede abdominal. Já as hérnias adquiridas surgem ao longo da vida, a partir de um enfraquecimento das estruturas dos músculos abdominais, associadas e fatores ambientais e genéticos.

Tipos de hérnias abdominais

Hérnia epigástrica

São hérnias na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Hérnia incisional

Ocorre na área de uma cirurgia anterior, geralmente porque a região foi enfraquecida ou quando uma incisão cirúrgica infeccionou. Por isso, em geral, afeta pessoas mais velhas.

Hérnia umbilical

Consiste em um ponto fraco na barriga que permite que um pouco de tecido gorduroso ou intestino atravesse, criando um caroço ou protuberância perto do umbigo.

Hérnia inguinal

São formadas pela protrusão de conteúdo abdominal ( gordura ou vísceras ) junto ao anel inguinal ( região da virilha) .  Em geral, são mais frequentes em homens, mas também podem afetar as mulheres. Essas hérnias podem se apresentar como abaulamento, doloroso ou não, próximo a região púbica. Porém, existe uma variação das hérnias inguinais que se apresentam com abaulamento na direção da bolsa escrotal. Isto acontece quando a herniação ocorre através do canal inguinal.

Hérnia femoral

Se assemelha à hérnia inguinal, mas ocorre na porção inferior da virilha, quase no início da perna. Esse tipo de hérnia pode ser mais frequente em mulheres.

Principais sintomas relacionados a hérnias abdominais

Os principais sintomas das hérnias abdominais estão relacionados a:

• Saliência ou abaulamento  acima ou no umbigo, ou na virilha, que geralmente fica maior ao fazer esforços abdominais;
  • Dor ou desconforto no local da hérnia;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço e vermelhidão no local da hérnia;
  • Náuseas e/ou vomitos.
  • Prisão de ventre.

Em casos mais graves ou quando ocorre um estrangulamento dos tecidos localizados na hérnia, podem surgir sintomas como alteração na cor da pele em volta da hérnia, que pode ficar vermelha, roxa ou até enegrecida. Febre, inchaço, dor ou sensibilidade no abdômen podem acompanhar o quadro. No caso do encarceramento/ estrangulamento de uma alça intestinal, pode ocorrer vômitos, distensão abdominal, parada da eliminação de fezes e gases . Nesse caso, deve-se procurar o atendimento médico imediatamente.

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da hérnia abdominal, como:

• Fatores genéticos;
  • Histórico anterior de hérnia;
  • Histórico familiar de hérnia;
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Tosse crônica;
  • Fazer muita força para defecar;
  • Levantamento de pesos na academia ou no trabalho;
  • Lesões ou traumas na região abdominal;
  • Ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal);
  • Cirurgia anterior na região abdominal;
  • Diálise peritoneal para o tratamento de insuficiência renal.

Diagnóstico de hérnias abdominais

O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e dos resultados encontrados no exame físico, complementado com exames de imagem. A tomografia computadorizada ou ultrassom de parede abdominal são os principais exames para identificar o tamanho da hérnia e o conteúdo do saco herniário, permitindo um planejamento cirúrgico mais adequado.

Quando a cirurgia de hérnia abdominal deve ser realizada?

A única forma de tratamento para as hérnias, é o tratamento cirúrgico, assim, quando uma hérnia é diagnosticada, o procedimento deve ser realizado rapidamente, porque, quanto mais tempo o paciente ficar com a hérnia, mais difícil será a cirurgia e maior será o risco de complicações.

Como é feita a cirurgia de hérnia abdominal?

A cirurgia pode ser tradicional ou por método minimamente invasivo, com menor trauma tecidual e com mais rápida recuperação. Dentre as vantagens das técnicas minimamente invasivas, pode-se citar:

• Menor trauma tecidual;
  • Menor sangramento;
  • Menos dor pós-operatória
  • Rápida recuperação pós-operatória
  • Retorno mais precoce às atividades cotidianas;
  • Possibilidade de identificação de outros problemas relacionados às hérnias, que  não foram identificados nas avaliações pré-operatórias, sendo realizada a correção no mesmo tempo operatório.

Riscos da cirurgia de Hérnia

Em geral, as cirurgias de hérnias de parede abdominal são bem toleradas e possuem baixo índice de complicações, principalmente quando realizadas por técnicas minimamente invasivas.

Pós-operatório

Após a cirurgia de hérnia abdominal, o paciente já pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. Mas é importante não fazer esforço físico nas primeiras semanas de pós-operatório.

Em casos raros, podem ocorrer dores, lesões de pequenos ramos nervosos, infecções e, às vezes, até recidiva da hérnia. Por isso, é importante ficar atento às recomendações pós-operatórias e ao sinal de qualquer problema relacionado, procurar ajuda médica.

De modo geral, o tratamento para as hérnias, é um tratamento rápido, seguro e eficiente, que deve ser realizado de forma precoce para evitar outros problemas e o desconforto causado pelos sintomas da condição.