A cirurgia para hemorroida é um dos tratamentos que podem ser aplicados para o tratamento da doença, mas existem outros que não incluem intervenção cirúrgica. Embora seja importante, muitas pessoas deixam de se cuidar, por ter vergonha da doença.
Homens e mulheres são afetados pela doença, alguns pacientes podem ter sintomas mais brandos, outros mais graves. Por isso, a avaliação médica é necessária, para indicar o tratamento mais indicado. Quando não tratada, a hemorroida prejudica a qualidade de vida da pessoa, pois ela pode sentir muita dor, irritação, entre outros sintomas. Veja a seguir quando a cirurgia para hemorroida é indicada.
Conheça as indicações de quando a cirurgia para hemorroida é necessária
A cirurgia só é indicada para pacientes com quadros mais graves, em que os sintomas são recorrentes e intensos. Ou seja, se os sintomas são mais leves, essa pessoa não precisa realizar uma cirurgia, basta seguir com outras recomendações.
Para avaliar a realização de uma cirurgia, o fator mais importante é o impacto dos sintomas da doença hemorroidária na qualidade de vida da pessoa. Os principais sintomas relacionados a doença hemorroidária são: sangramento as evacuações e prolapso ( exteriorização das hemorróidas internas pelo canal anal ) . A presença de trombose hemorroidária, quando há a presença de coágulo dentro das hemorroidas,que pode causar dor intensa, também é uma importante indicação de cirurgia, porém a maioria destes casos também pode ser tratada clinicamente .
Outro ponto a ser considerado é quando as medidas preventivas e eficácia dos remédios não surtem mais efeito. Mesmo com o tratamento, alguns pacientes podem não ter o resultado esperado, por isso, a cirurgia também pode ser uma medida para ajudar.
Veja os principais fatores que contribuem para a decisão de uma cirurgia:
- inchaço frequente após evacuações;
- necrose;
- dores crônicas;
- hemorróidas internas em que a ligadura elástica é insuficiente ou contraindicada;
- prolapso que afetam a qualidade de vida;
- sangramentos persistentes;
- falhas ou dificuldades para seguir com tratamento clínico;
- hemorróidas externas com trombose por repetição.
Como é feita a cirurgia para hemorroida?
A cirurgia clássica é conhecida como hemorroidectomia, seu objetivo é a remoção das hemorroidas. Outras técnicas que não contemplam a remoção das hemorroidas também podem ser utilizadas em casos específicos. Nestas técnicas são usados dispositivos cirúrgicos para reposicionamento das hemorróidas e diminuição do fluxo sanguíneo para as mesmas . Assim, o paciente tem uma possibilidade de melhor recuperação, menos dor no pós-operatório.
Mas lembre-se : é muito importante conversar com o médico para entender qual será a melhor técnica a ser aplicada.
A cirurgia, independente da técnica, deve ser realizado em um hospital, em que o paciente fica internado , e pode ser liberado no mesmo dia.
Veja como funciona o pós-operatório
Após a cirurgia, o paciente pode ter uma total recuperação em um intervalo de 3 a 6 semanas, porém o tempo de afastamento de atividades laborativas e físicas é menor. É muito importante que após a cirurgia o paciente siga com as recomendações médicas e cuidados com a região.
Além disso, é preciso ter cuidado com os hábitos evacuatórios,e cuidados com a alimentação. Dor intensa e sangramentos são as complicações mais frequentes, e devem ser relatadas imediatamente para o médico.
Se você tem hemorroidas, mas nunca buscou ajuda por vergonha, não deixe de consultar um médico. Hemorroida tem cura e tratamento, então, se cuide!